O deputado federal Lucio Mosquini comemorou mais uma importante vitória em prol do produtor rural, trata-se da publicação do decreto 11.796/2023, que flexibiliza dividas pendentes com instituições bancárias.
Mosquini levantou a discussão em Brasília sobre os produtores rurais que haviam pegado empréstimo nas instituições financeiras antes da pandemia e foram prejudicados com a queda dos preços em sua produção, em virtude da pandemia do Covid-19.
O governo acatou a ideia e editou o decreto autorizando a criação de linha emergencial de crédito rural e a renegociação e prorrogação de operações de crédito rural de custeio e investimento para produtores rurais da pecuária de corte e produtores de leite, que tenham sido prejudicados pela queda de preços de comercialização.
Agora, os produtores rurais poderão procurar às instituições financeiras, e estas por sua vez terão subsídio jurídico para conceder linha emergencial de crédito rural e prorrogação das operações de custeio e investimento a produtores rurais afetados pela redução dos valores de mercado na comercialização da carne bovina e produção de leite.
“Nós conseguimos uma vitória espetacular, nesse decreto o governo flexibiliza, oferece novos prazos e reduz juros e multas, eu quero que você procure seu banco, apresente a eles o número desse decreto, porque a vitória nós conseguimos”, finalizou o deputado federal Lucio Mosquini.